quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Diocese e seus Pastores: Dom Armando Martin Gutierrez (Desde 2007)

O emocionante encontro de Dom Armando com o seu povo pela primeira vez. Foto: Frei Lucas, OFM
Com o lema: “Misericórdia eu quero”, Dom Armando Martin Gutierrez, da congregação Filhos do Amor Misericordioso, foi eleito Bispo desta Diocese em 01 de Novembro de 2006 e ordenado Bispo no Santuário do Amor Misericordioso em Collevalenza, na Itália. 

Nasceu aos 16 de dezembro de 1954, em Madrid na Espanha. Freqüentou os estudos de primeiro e segundo grau no colégio Amore misericordioso, em Lujua, Espanha e os cursos de filosofia e teologia no instituto teológico marchigiano na cidade de Fermo, Itallia. Fez mestrado em teologia moral na pontifícia academia Alfonsiana de Roma.

Emitiu a primeira profissão na congregação dos filhos do amor misericordioso aos 8 de setembro de 1974 e a perpétua em 1978. Foi ordenado sacerdote aos 6 de outubro de 1979 em Spinaceto, Roma.

A partir daí exerceu os seguintes ministérios, na Itália: responsável pelo seminário menor da congregação em Collevalenza, Perugia, Itália; vice reitor da casa do clero de perugia, vice mestre dos noviços em Matrice, Campobasso, Itália.

Em 1988 veio para o Brasil, na diocese de Mogi das Cruzes (SP), e ali exerceu os encargos de: mestre dos noviços (1988-2002), professor de Ética no Seminário Diocesano e de Teologia Moral no Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI  (1992 -2002 ); Superior de Comunidade (1993-2002). Na diocese de Juiz de Fora foi: Mestre de Juniorado, Superior de Comunidade e Vigário paroquial (2003-2005).

Dom Armando está dando os primeiros passos entre nós. Sua chegada em Bacabal, dia 11 de Fevereiro de 2007, foi a mais bem preparada para um Bispo desta Diocese. A Missa de sua posse foi especialmente festiva e contou com a participação expressiva dos fiéis bacabalenses e de toda a região.  

Dom Armando tem-se mostrado sensível às necessidades da Diocese e à sua realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário