quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Diocese e seus Pastores: Dom José Belisário (2000 a 2005)

Dom Belisário. Foto: Canção Nova
Pertencente aos Frades Menores, Dom José Belisário da Silva foi eleito Bispo desta Diocese dia 01 de Dezembro de 1999. Ordenado no ano seguinte em Carmópolis – MG, toma posse em 19 de Março de 2000, com o lema: “Como se visse o invisível”. Com ele, continou-se o caminho de organizar melhgor as estruturas internas da Igreja para melhor servir pastoralmente ao povo de Deus e testemunhar mais eficazmente do Reino de Deus no mundo. 

A preocupação com a auto-sustentação da Diocese voltou à ordem do dia e foi elaborado um Guia para a Administração Diocesana, insistindo às paróquias de trabalhassem e organizassem melhor a questão do dízimo. Adquirindo patrimônio rentável com o objetivo de alcançar auto-sustentação a longo prazo, foi nesse período que foi construído o Seminário Diocesano Dom Pascásio, em São Luís. Em 21 de Setembro de 2005 é nomeado Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Luís em Novembro de 2005 viaja para a capital para tomar posse.
Frei Heriberto. Foto: Frei Lucas, OFM
2º Período de Sé Vacante (2005 a 2007)

Nomeado Arcebispo, Dom Belisário deixa a Diocese de Bacabal e o Colégio dos Consultores elegeu Frei Heriberto Hembecki como Administrador Diocesano. 

Desta vez, porém, a nomeação de um novo Bispo para a Diocese não foi tão longa assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário