quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Diocese e seus Pastores: Dom Pascásio Hetller (1968-1990)

Dom Pascásio. Foto: Frei Lucas, OFM
Nascido em 26 de Janeiro de 1915, recebeu dos seus pais sólida formação cristã, começando a ter contato com os Franciscanos de Dortmund, onde nasceu sua vocação para a vida religiosa e seu amor pelas missões. Em 1935, sendo enviado para o Brasil, Hermann Rettler escolheu chamar-se Frei Pascásio a partir daquele novo momento de sua vida e desde então assumiu várias funções eclesiásticas: foi pároco, missionário popular, reitor de seminário franciscano, professor de Teologia Moral e Pastoral.

Dom Pascásio foi sagrado Bispo aos 12 de Setembro de 1968, com o lema “Ide e Ensinai”, em Castrop-Rauxel, sua cidade natal, na Alemanha, pelo Cardel Lorenz Jaeger. No dia 1º de Novembro daquele mesmo ano, dia de Todos os Santos, Dom Pascásio veio tomar posse da nova Diocese, sendo recebido com muito carinho e alegria pelo povo da cidade. Naquele momento, iniciou-se a caminhada do missionário incansável, do pregador fervoroso, do defensor dos pobres, do advogado dos sem-terra, do catequista apaixonado para anunciar a Boa Nova. Aos poucos começou uma mudança para um maior engajamento, provocado pela luta por  justiça, por mais dignidade, pelo respeito do ser humano. Dom Pascásio com mais doze Bispos do Nordeste assinou o corajoso documento de análise e reflexão sobre a realidade: “Ouvi os clamores do meu povo”. Além desses sacerdotes, Dom Pascásio trabalhou incansavelmente para trazer à Diocese congregações religiosas.

E conseguiu, com a chegada das Irmãs Franciscanas da Adoração Perpétua (Lago da Pedra), Irmãs Escolares (Paulo Ramos), Irmãs Franciscanas de São José (Capinzal), Irmãs Franciscanas Paroquiais (Poção de Pedras), Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora dos Anjos (Bacabal), Irmãs Catequistas Franciscanas (Bacabal), Irmãs de Jesus Crucificado (Pio XII) e Irmãs do Preciosíssimo Sangue (Trizidela do Vale). Em 02 de Dezembro de 1989, Dom Pascásio renuncia ao governo pastoral da Diocese de Bacabal e aos 16 de Setembro de 2004 partiu para a eternidade, deixando saudades a todo o povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário