quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Diocese e seus Pastores: Dom Henrique Johannppöeter (1990 a 1997)

Dom Henrique. Foto: Frei Lucas, OFM
Eleito Bispo Coadjutor com direito à sucessão em 07.12.1988, Dom Henrique foi eleito Bispo de Bacabal em 20.01.989, tomando posse quase um ano mais tarde, com o lema: “Santificado seja o Vosso Nome”. Sua passagem pela Diocese foi tranqüila, embora a luta em favor dos lavradores tenha continuado, porém sob novo enfoque – as cooperativas, cuja experiência não chegou a se espalhar por toda a Diocese, sendo abandonada por dificuldades não superadas na época.

Quanto à organização interna da Diocese, Dom Henrique deu passos significativos. Na Cúria Diocesana houve um esforço maior para ajustar-se à estrutura pastoral orientada pela CNBB e elaborado o primeiro Plano Diocesano de Pastoral, sendo ao passo que todas as paróquias foram incentivadas a também elaborarem seus planos. Foi elaborado um Guia Sacramental e pela primeira vez a nível diocesano falou-se em auto-sustentação, também havendo grande impulso missionário com a realização das Santas Missões Populares.

Frei Frederico Zillner. Foto: Frei Lucas, OFM
Dom Henrique renunciou ao seu governo pastoral em 10 de Abril de 1997 e, como Bispo Emérito, teve residência no Convento Franciscano de Bacabal. Faleceu aos 19 de Julho de 2011, em São Luis-MA.

Primeiro Período de Sé Vacante (1997 a 2000)

Com a renúncia de Dom Henrique por razões de saúde, a Diocese viveu seu primeiro período de sé vacante, que durou quase três anos, sendo eleito Administrador Diocesano Frei Frederico Zillner para esse período

Nenhum comentário:

Postar um comentário