A Escola Diaconal Santo Estêvão foi criada em 2011, com a finalidade de preparar futuros diáconos a serviço do povo da Diocese de Bacabal.
Atualmente, a programação da Escola se desenvolve em dez fases distribuídas em quatro semestres (janeiro a julho). No período compreendido entre as referidas fases, além de trabalhos escritos, ou orais que os candidatos devem apresentar, há dias de formação espiritual de estudos (as jornadas de formação). Para isso, a Direção da Escola reúne os candidatos e suas respectivas esposas em locais acessíveis a todos. Normalmente, estes encontros são programados em conjunto com os diáconos. Nessas "jornadas de formação" se estuda um tema pré estabelecido, do interesse de todos, faz se revisão da ação pastoral e se promove troca de experiências no sentido de uma revisão de vida. O dia é encerrado com uma celebração Eucarística. Muito proveitosa tem sido a participação de todos.
Em vista dos objetivos acima descritos, a Escola Diaconal se propõe:
- Viabilizar períodos intensivos de formação;
- Primorar a convivência;
- Acompanhar, de perto, a caminhada de cada candidato;
- Oportunizar uma formação sistemática nas várias áreas;
- Promover integração na realidade arquidiocesana;
- Incentivar a comunhão a Diocese;
- Favorecer o aprofundamento da espiritualidade cristã, familiar e diaconal;
- Formar para a auto disciplina e a vivência comunitária;
- Educar para a fidelidade às orientações da Igreja e aos sinais dos tempos;
- Desenvolver uma consciência crítica em relação aos acontecimentos e às tendências filosófico teológicas do mundo atual;
- Respeitar a individualidade e a história de cada candidato, sem favorecer o individualismo;
- Acompanhar cada candidato, através de contatos pessoais constantes, incluindo o diálogo com a esposa e os filhos.
A Escola é acompanhada pelo Conselho Presbiteral. Para ministrar as aulas são convidados professores (presbíteros, diáconos e leigos) que, além do saber, apresentem bom testemunho de vida cristã e que manifestem vivo interesse pelo diaconato permanente.
Alunos atuais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário